Recebemos informações o tempo todo, conscientes ou não. E essas informações interferem diretamente no nosso dia a dia, nossas atitudes, pensamentos, valores e juízos.
Como exemplo, se você convive de perto com muita agressividade, certamente se tornará uma pessoa mais agressiva. Afinal, a exposição é tamanha que a mente começa a ficar impregnada disso. O mesmo vale para mentira, fofoca, pornografia, falta de educação e tantas outras más influências.
Por isso, quando falo sobre etiqueta para crianças explico que devemos começar com os pais. Eles devem dar um bom testemunho de educação, gentileza e elegância. Evidente que famílias educadas não tornam seus filhos imunes, pois eles estão sujeitos a outras influências ( amigos, vizinhos, colegas etc), mas é um bom começo.
A questão é tão importante que Paulo ( principal autor do Novo Testamento) ensinou aos filipenses: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
Num resumo bem simplista, o que Paulo orienta aos cristãos é que pensem em coisas boas, mantenham suas mentes purificadas. E você? Será que tem conseguido fazer um "detox" da mente?
(Janaina Depiné)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.