06-06-2012
Lavando pincéis
Aprenda a higienizar e cuidar dos seus pincéis de maquiagem!
Viviam Santos
Se você tem pincéis de maquiagem, mas não sabe cuidar deles e lavá-los, vão ficar com as cerdas duras, sujas e podem contaminar os produtos com bactérias. O tiro sai pela culatra, pois enquanto você quer facilitar a vida com eles, pode arrumar uma micose ou mesmo conjuntivite (no caso de pincéis para olhos) se não lavá-los com certa frequência. Além disso, eles podem durar muito se bem cuidados!
Frequência de lavagem
Se você tem pincéis e utiliza-os diariamente, lave-os a cada duas semanas. Se você não usa maquiagem todos os dias e utiliza os pincéis de um a três dias por semana, pode lavá-los a cada 20 dias. Mesmo se você usa os pincéis com menos frequência, lave neste período de tempo, porque mesmo usando pouco pode haver a proliferação de bactérias da mesma forma - em uma só vez que você tenha usado, por exemplo. Imagine ficar com os pincéis já utilizados ao menos uma vez encostados por tantos dias, quantas bactérias podem haver ali?
Então vamos aprender a lavá-los e manter a higiene e o dinheiro bem gasto por um bom tempo!
Como lavar
1. Umedeça o pincel: Com a torneira pouco aberta, de forma que não molhe muito. Desta forma, ajudará com que o pincel espume na limpeza com o shampoo. Certifique-se que o pincel está para baixo, na diagonal, para não entrar água na base do pincel!
2. Utilize um shampoo de bebê: Aplique um pouco na palma da mão. O shampoo de bebê é mais fraco, feito apenas para limpar suavemente. Com isso, evita que os pincéis sejam danificados com as químicas dos shampoos convencionais.
3. Espalhe o shampoo: Assim o produto não seja aplicado diretamente nas cerdas do pincel.
4. Faça movimento de vaivém: Não faça movimento circulares do pincel no shampoo, para evitar com que as cerdas caiam. Apenas movimentos de vaivém, de todos os lados - vertical, horizontal e diagonal -, até formar espuma e quando você perceber que ele está limpo. Se necessário, aplique mais shampoo da forma explicada anteriormente.
5. Enxague cuidadosamente: Até sair água limpa das cerdas, sem espuma. A maneira correta de enxaguar é, novamente com apenas um fio de água - com a torneira pouco aberta.
Atenção: O ângulo que o pincel deve estar ao ser enxaguado é este do desenho! Quase vertical. Isso faz com que a água não chegue à base das cerdas. Caso molhe, há o perigo de ficar úmido na região metálica que envolve a base das cerdas; isso provoca o emboloramento. Além disso, ali está a cola que segura as cerdas, que pode ressecar com a lavagem.
6. (Opcional) Use um condicionador de bebê: Da mesma forma que utilizou o shampoo, enxaguando depois também da mesma forma até a retirada total do produto. O condicionador (também de bebê) tem a mesma ação que nos cabelos: hidrata e faz com que as cerdas fiquem mais macias. Porém, não é um item obrigatório, afinal, o pincel já está limpo e, consequentemente, macio. O condicionador pode atenuar a maciez, se você preferir.
Você pode aplicar o condicionador de vez em quando, apenas para dar uma hidratação regularmente.
7. Tire o excesso de água: Aperte levemente as cerdas com a mão fechada, como mostrado no desenho, de modo que escorra boa parte água que ficou no pincel. Caso queira, pode tirar o excesso também com um papel toalha.
Obs.: Junte bem as cerdas com as mãos após a retirada do excesso de água, assim, ele secará com as cerdas no lugar.
8. Deixe o pincel em cima de uma toalha ou papel toalha: Para que ele seque por completo, é só deixá-lo deitado em cima de uma toalha ou papel toalha, que absorverá a água das cerdas. O tempo aproximado que as cerdas sequem é de oito a dez horas - depende da quantidade de cerdas de cada pincel.
Os pincéis devem secar naturalmente, nunca com o secador - já agride os cabelos, imagine as cerdas.
Dica: Você ainda pode fazer estar lavagem à noite, deixando-os secando durante a noite. Assim, eles estarão prontos para uso já no dia seguinte e você não sentirá falta deles durante a secagem.
Depois estão quase que novos para uso! Boa e saudável maquiagem...