Mas as mulheres a cada dia se submetiam a fazer o que era determinado dentro da relação e os casamentos duravam mais,claro que existem fatores que levavam a isso.
primeiro deles seria a obediência,o atendimento as necessidades familiares porque haviam posses em troca dos casamentos arranjados,e existia a posição social da época,o receio do nome da família ser envergonhado caso houvesse sexo antes do casamento seria escandaloso.
Hoje os pais não escolhem os esposos para as filhas ,graças a DEUS não há responsabilidade tamanha para isso ,hoje no máximo eles aconselham e ajudam nos enxovais e festa de casamento .
Mas a questão é que muita coisa mudou, filhos e filhas estão em outra wibe, querem outras coisas,em outros âmbitos e o comprometimento certo de um relacionamento sério , está cada vez mais escasso ,nunca se ouviu falar tanto em divórcio, homossexualismo, solidão,amantes, namorados íntimos etc...
A nova era propõe uma modernização de relacionamentos loucos,indefinidos e descomprometidos,devido a modernização,a falta de exemplos sociais,a ausência de DEUS, falta estar atento aos ouvidos segundo as boas e aproveitavéis opiniões e conselhos sábios,com maior experiência ,e por falta disto há grandes dores futuras e muitos encaram um monte de desilusões e sofrimentos.
Em um relacionamento ,hoje eu avaliando a pessoa sempre dará sinais de sua deficiência de caráter,mas as vezes somos imaturas(os) e apaixonados(as) que nos retraímos meio que sem perceber ou por não querer mesmo enxergar que "tal" pessoa não lhe serve como marido ou esposa,mãe ou pai de seus futuros filhos.
A convivência de olhos abertos já mostra quem é quem ,por menor que seja o sinal ,vai aparecer,a desorganização,as grosserias,as mentiras, o comportamento duvidoso,as preferências.
Claro que não acharemos "pessoas perfeitas" elas não existem.Mas algumas características dentro de um relacionamento são fundamentais:
A principal é o comprometimento com DEUS e as demais coisas serão acrescentadas porque já está arraigada naqueles que temem ao senhor.
O caráter segundo Jesus nos mostra homens que são obedientes a DEUS e cumprem os seus papéis com devoção ,prazer e amor dentro dos seus lares,amando,respeitando e protegendo sua família.
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!”(Salmo 128)
Esse é o homem que teme ao senhor,quando este ama a DEUS,segue a DEUS,obedece, ouvi a palavra de DEUS ao invés de seguir os conselhos de "amigos",porque o primeiro plano em vida para o homem é a família ,ele com certeza será abençoado.
Para vocês, pessoas “eu é que sei o que eu faço da minha vida”, deixo o seguinte texto: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” (Êxodo 20.12 – )
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.Salmos 1:1-6
O conselho que dou a quem pretende entrar em um relacionamento é que tudo deve ser entregue a DEUS ,sua vida,sua casa,seu relacionamento,seu trabalho,e tudo lhe será abençoado e irá bem,confie em DEUS,ore antes de tomar decisões,procure conselheiro (a) sábio e sonhe,almeje,lute ,ore e vá enfrente.
Lembrando sempre que o que é dos outros não é seu e que DEUS sempre tem alguém pra sua vida.